Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME) Entidade de 64 anos representa os estudantes dos niveis básicos,técnicos e pré vestibulares. Sempre lutou em defesa dos Estudantes matogrossenses e em defesa de uma Educação Pública e de qualidade.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
14° Congresso da AME e Etapa Estadual do 39°CONUBES termina com Repúdio ao Deputado Aray da Fonseca

terça-feira, 1 de novembro de 2011
VITÓRIA DOS ESTUDANTES: 50% das vagas da UFMT serão dos estudantes das Escolas Públicas
"UMA GRANDE CONQUISTA DOS ESTUDANTES MATO GROSSENSES "50% DE RESEVA DE VAGAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS!
Estudantes indo para o ato a favor da Reserva de Vagas. |
Dia 31 de outubro de 2011 marca o inicio de uma nova universidade federal de Mato Grosso , quando foi aprovada uma bandeira histórica do movimento estudantil que há mais de 15 anos vem debatendo medidas afirmativas nas universidades por meio de cotas pelas disparidade de condições de estudo entre o ensino público e o privado a AME e a UBES se fizeram presentes na votação do consep/UFMT na votação que aprovou 50% de reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas sendo 20% para negros oriundo de escolas publicas ,porém o estudante precisa ter cursado o ensino público desde o ensino básico,com mais essas vitória a AME caminha para o seu 14° Congresso com a certeza de que isso não resolve o problema do ensino basico e médio que ainda precisamos aprovar 10% do PIB para a educação 50% do pré-sal para educação e acompanhar o novo PNE(Plano Nacional de Educação). Na busca por um modelo de Escola que garanta condições e que nos permita a igualdade sem a necessidade das politicas afirmativas ! OoOo O FILHO DO PEDREIRO VAI PODER VIRAR DOUTOR!
Vitor Hugo Silva Teixeira. Vice Presidente da AME e Diretor Estadual da UBES.
Credenciamento do 14º Congresso da AME
Vamos juntos construir uma AME cada vez mais Forte.
sábado, 29 de outubro de 2011
Gestão Democrática

sexta-feira, 28 de outubro de 2011
AME 65 Anos “Nós apenas começamos!”
Os estudantes estão se mobilizando desde o começo do ano para aprovar um PNE que esteja a serviço do novo momento que vive o Brasil, defendendo 10% do PIB para Educação, reformulação do ensino médio, valorização e formação continuada dos trabalhadores na educação, reserva de vagas nas universidades públicas e nos institutos federais, aumento nas vagas nas universidades públicas, entre outras propostas que totalizam 62 emendas apresentadas pelos estudantes.
No nosso Plano Estadual de Educação temos que lutar para as metas saírem do papel e se tornem realidade para construir uma educação capaz de ajudar no desenvolvimento do nosso estado. Precisamos garantir o fortalecimento e ampliação da rede estadual de escolas técnicas, precisamos garantir que as turmas de Ensino Médio Integrado tenham condições de funcionar com laboratórios e viagens técnicas, além de fortalecer e ampliar a UNEMAT.
O 14º Congresso da AME inicia as comemorações rumo aos 65 anos de fundação da entidade dos estudantes secundaristas Matogrossenses, anos de muitas lutas e conquistas. Lutamos pela criação da Petrobrás, pela manutenção dos estudantes de Mato Grosso que estudavam no Rio de Janeiro, resistimos contra a ditadura militar, lideramos a campanha pelo Fora Collor, ocupamos as ruas contra o projeto neoliberal e o sucateamento da educação pública durante o governo de FHC. Em 2001, conquistamos o Passe Livre para todos os estudantes de Cuiabá e resistimos a favor de sua manutenção até os dias hoje.
A AME é hoje uma das entidades estudantis mais antigas do Brasil com um histórico de luta e conquistas que reflete a dedicação de vários estudantes quem ao longo dos seus 65 anos, se dedicaram a lutar por uma educação pública de qualidade. Temos o orgulho de ter tido nas nossas fileiras pessoas importantes da política no nosso estado como o Dep. Federal Carlos Bezerra, dentre outras.
Depois de 65 anos, chegamos fortes ao 14º CONAME com a certeza de que apenas começamos e muitas lutas ainda estão por vir. Estamos a postos e preparados para ocupar as ruas de Mato Grosso em defesa da educação pública e pelo desenvolvimento do nosso estado. É essa a hora e quem sabe faz agora, não espera acontecer.
Rarikan Heven – Presidente da AME e membro da Executiva Nacional da UBES.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Programação do 14º Congresso da AME e Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES
8hs - Oficinas
Mostra de Filmes
Malabares
Percussão
10hs - Abertura do Credenciamento
11hs - Almoço
13hs - grupos de Debates
Cultura
Meio Ambiente
Esporte
LGBT
Mulheres
Conjuntura
15:30hs - grupos de debates
Movimento Estudantil
Comunicação
Finanças
18hs - Jantar
20hs - Atividade Cultural
24hs - Encerramento das Atividades
Domingo
08:30hs - Ato Político
Educação tem que ser 10
Secretario Estadual de Educação
Governo do Estado
Prefeitura de Chapada
SINTEP
SINTRAE
CTB
IFMT
UFMT
Deputados Estaduais e Federais
Senadores
UNE
UBES
ANPG
10:30hs Grupos de Debate
1- Expansão da Universidade Publica em MT
UNE
DCE da UFMT
UFMT
UNEMAT
IFMT
2- O ensino técnico a serviço do desenvolvimento de MT.
SINASEFE
SECITEC
GREMIO DO IFMT
IFMT
Seduc
3- Uma Nova Escola para um Novo Brasil
Seduc
Prof de Educação da UFMT
Sintep
Sintrae
12hs - Almoço
13:30hs - Plenária Final
Votação das Resoluções
Eleição da Nova Diretoria da AME
Eleição dos Delegados para a Etapa Nacional do Congresso da UBES.
16hs - Encerramento.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011

2º CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE
Priorizar o jovem é investir no presente e focar no futuro do Estado e do País. Com este objetivo, está sendo realizado desde o dia 06/10/11 a 2ª Conferência Estadual da Juventude. O evento acontece no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
Com o tema “Juventude: Democracia e Participação nas Políticas Públicas”, a conferência reuni pessoas entre 15 a 29 anos de todas as regiões de Mato Grosso. Os assuntos debatidos envolvem o desenvolvimento integral, a qualidade de vida, a segurança e a cidadania dos jovens.
Participam do evento 87 delegados nas etapas regional, municipal e territorial. Os representantes foram escolhidos nas dez conferências realizadas nas polos regionais do Estado, além das quatro discussões municipais e três territoriais, que levou o assunto para jovens de comunidades rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
O debate será amplo, pois irá reunir as propostas elencadas pelos grupos nas etapas regionais. O resultado das discussões fará parte do projeto estadual de ações para os jovens de Mato Grosso e será apresentado na II Conferência Nacional da Juventude, que acontece nos dias 07 a 12 de dezembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) Cáceres no Mato Grosso, convida estudantes e toda sociedade a participarem da passeata pelas ruas do município em reivindicação de melhorias na estrutura das escolas.
Os estudantes e a comunidade são convidados a participarem da mobilização que dará voz aos que exigem melhores condições de ensino. A iniciativa se deu após acidentes na Escola Estadual “Onze de Março”, onde um ventilador já caiu em sala de aula e tomadas explodiram. A juventude mais uma vez se une para pedir aquilo que lhe é de direito de todo cidadão: Educação!
Nossa rebeldia é conseqüente, venha fazer parte!
Sábado: 24/09 às 08hs
Passeata pelas ruas de Cáceres com início às 8 da manhã, terminando com manifestação em frente a Secretaria da Educação (SEDUC)
Terça-feira: 27/09
Em grande número, estudantes sairão em vários ônibus em direção a capital Cuiabá, onde será entregue nas mãos do governador do estado, Sinval Barbosa, o dossiê que está sendo formulado através de discussões em sala de aula. Acontecerá também uma reunião com a secretaria estadual de educação, Rosa Neide.
A UMES informa que, caso não haja nenhuma resposta positiva, os manifestantes estarão preparados barracas entre outras coisas para permanecerem em paralisação, montando inclusive, acampamento em frente a SEDUC – Sede em Cuiabá.
Apóie essa luta que não é só nossa, para melhoria da Educação brasileira é preciso ter voz e dizer o que é necessário para ter ensino de qualidade. Se o prédio da sua escola também precisa de reformas, se você também acredita que a voz da juventude tem poder de transformação, este é o momento! Apóie essa causa, divulgue e venha somar nessa luta!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
- Danni Alcântara -
Presidente da UMES-
(65) 9665-0180 - e-mail: danni_ujs@hotmail.com
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
SALVE ESTUDANTES DE LUTA
É AMANHÃ GALERA 20/09/2011 O GRANDE DIA, O DIA EM QUE OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL "ONZE DE MARÇO" JUNTAMENTE COM A UMES-CÁCERES, ESTARÃO PARALISADOS, E ACAMPADOS COM SUAS BARRACAS, REIVINDICANDO OS SEUS DIREITOS, O DIREITO DE TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, UMA ESCOLA QUE POSSA LHES OFERECER SEGURANÇA, ONDE POSSAM ENTRAR EM SALA DE AULA, SEM MEDO DE QUE CAIA UM VENTILADOR OU EXPLOSÃO DE LAMPADAS E/OU APARELHOS ELÉTRICOS (COMO JÁ VEM ACONTECENDO), AGORA É HORA DE GRITARMOS, DE NOS UNIRMOS E SOMARMOS FORÇA MAIS UM VEZ, EM BUSCA DOS NOSSOS DIREITOS, É HORA DA GALERA QUE TEM ALGO A DIZER ABRIR A BOCA, E NÃO TER MEDO DE FALAR, NÃO TER MEDO DE EXIGIR O QUE É DE DIREITO, O QUE É NOSSO, QUEREMOS MAIS INVESTIMENTOS, QUEREMOS OS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO E OS 50% DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ-SAL TAMBÉM PARA A EDUCAÇÃO.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Agora é UBES
De leste a oeste, de norte a sul, nossa luta por mais financiamento pra educação reflete a demanda de cada estudante deste Brasil. O nosso recado nas ruas se liga à galera de São Paulo, que convive com escolas sem qualidade democrática, com diretores atuando como donos das instituições de ensino, produzindo um ambiente escolar fechado e de pouca criatividade na formação da juventude.
No Mato Grosso, uma das maiores conquistas na democratização do acesso ao ensino superior está se tornando realidade com a aprovação da proposta dos estudantes de garantir 50% das vagas na UFMT para os estudantes oriundos de escolas públicas. Isso vai permitir que a universidade se abra às diferentes idéias, perspectivas e sentimentos da sociedade, reduzindo uma brutal exclusão da moçada inteligente que está nos bancos de escolas públicas, só esperando uma oportunidade para contribuir ainda mais com o Brasil!
Diretor de Grêmios Estudantis da UBES
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Passeata e o 3º Congresso da UMES de Cáceres promove momento de debate e reivindicação dos estudantes
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
A Juventude Cresce.
A juventude sempre se fez presente em todos os momentos decisivos da história de nosso país, de maneira aguerrida e irreverente, com todo seu potencial criativo, na defesa da construção de um Brasil melhor, mais justo e solidário.
Com alegria e disposição que são características da juventude, grandes desafios foram enfrentados e grandes vitórias foram conquistadas como o “voto aos 16”, que simbolizou um marco para avanço do processo de redemocratização do país e da participação juvenil. Recentemente tivemos a “pec da juventude”, a aprovação representou um passo fundamental para o reconhecimento dos jovens enquanto sujeitos de direito. A criação em 2005 do Conselho e da Secretaria Nacional de Juventude foram fundamentais para estabelecer novos paradigmas e concepções a cerca da juventude, sendo possível superar distorções e olhares, o segmento de juventude deixa de ser um grave problema social e se afirma como sujeito de direito e ator estratégico para desenvolvimento nacional.
Mas os desafios são enormes, o debate a cerca da juventude enquanto ator estratégico para o desenvolvimento nacional ainda é muito recente na sociedade e os espaços ainda são incipiente.
“Agosto da juventude” tem por objetivo mobilizar a juventude matogrossense em torno de um debate que una a juventude - em suas mais variadas expressões e movimentos: campo, cidade, trabalhadora, estudantes, artitas, negros, indígenas, LGBTs, mulheres e outros - na construção e na consolidação de seus direitos, incentivar o protagonismo político, com uma intervenção qualificada, capaz de propor, mediar e influir nos rumos da sociedade.
domingo, 14 de agosto de 2011
AME - 64 anos em Defesa dos Estudantes e de Mato Grosso.
Em 1975 a entidade é transferida para Cuiabá e desde então a AME sempre esteve envolvida nas lutas por transformações sociais no nosso estado. Lutou contra a Ditadura Militar, teve sua sede roubada, seus diretores perseguidos, mas mesmo com todas as dificuldades a AME sobreviveu e continuou na sua luta em defesa não só do estudante matogrossense, mas em defesa dos estudantes do Brasil. Esteve junto com a UBES e a UNE na campanha do Fora Collor que resultou na saída de Fernando Collor da Presidência da República. Esteve na campanha contra o sucateamento da Educação Pública durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso. Nessa grande onda de manifestações contra o governo de FHC ele deu um grande golpe nas entidades dos estudantes decretou a Medida Provisória nº 2208 que permite que qualquer escola, empresa, associação ou entidade possa emitir carteira estudantil, o que resultou na criação de diversas entidades fantasmas. A entidade teve na sua diretoria diversas figuras importantes de nosso estado como o ex-governador Carlos Bezerra.
No ano de 2001 a AME liderou em Cuiabá as manifestações em defesa do Passe Livre, sonho de todos os estudantes. A partir de 2002 se tornou realidade e até hoje beneficia milhares de estudantes cuiabanos. E continuou sempre nas ruas em defesa da manutenção e da ampliação dos direitos conquistados pelas mobilizações dos estudantes cuiabanos.
Em 2009 a AME passa por seu 13º Congresso de onde ela sai fortalecida com a presença de representantes de mais de 30 municípios e cerca de 800 estudantes estiveram reunidos na cidade de Poconé para debater os novos rumos da entidade.
Desde seu congresso de 2009 a AME continuou a cumprir o papel pela qual foi fundada em 1947, que era o de representar e principalmente defender os estudantes matogrossenses. Participamos da organização da CONAE (Conferencia Nacional de Educação) que foi um grande espaço de debate acerca da educação brasileira. Atuou na luta pela aprovação do vestibular unificado na UFMT, o que resultou na democratização ao acesso da prova que antes era aplicada em apenas 5 municípios do nosso estado. Está na construção da Conferencia Estadual de Avaliação do Plano Estadual de Educação (CONAPEE).
A AME também está presente nas escolas de Mato Grosso, sendo a única entidade reconhecida pelos principais Grêmios Estudantis e pelas entidades municipais.
Em nosso estado também foi fundada a União Matogrossense dos Estudamtes (UMTE). O que parecia ser um fortalecimento na luta, vergonhosamente se mostrou uma grande enganação. Na verdade esta entidade não passa de uma empresa de fabricação de carteirinhas e organização de formaturas, pois não participa das lutas com os estudantes pela Educação Pública de Qualidade e tampouco está presente nos embates em defesa do passe livre. Logo, esta criação vem para enfraquecer e vender a luta dos estudantes para os donos de escolas privadas e para os empresários. É uma entidade que não realiza congresso, não participa de nenhum ato em defesa da categoria e por isso não tem o reconhecimento dos estudantes.
Reafirmamos a AME como a única entidade que verdadeiramente representa e defende os estudantes do nosso estado. E convidamos aqueles que querem fortalecer a luta dos estudantes a vir para os fóruns de debates e disputa da AME que é o seu 14º Congresso que acontecerá no mês de Outubro (www.estudantesmt.blogspot.com). Rumo aos 65 anos em Defesa dos Estudantes de Mato Grosso a AME realizará nos dias 25 e 26 o Agosto da Juventude na Consolidação de Direitos na Praça das Bandeiras onde milhares de estudantes estarão participando.
Rarikan Heven – Presidente da AME e membro da Executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Estudantes do IFMT protestam contra greve e por mais investimento
Organizados pelo Grêmio Estudantil, os estudantes do período vespertino marcharam pelas ruas da capital pedindo mais investimentos no ensino técnico federal. De acordo com os alunos, os professores estão a ponto de entrar em greve, o que atrasaria o ano letivo.
“Nós não estamos contra os professores, pelo contrário, estamos juntos com eles pedindo melhoras. Mas nós não queremos que aconteça a greve porque isso atrasaria o nosso ano letivo e muitos cursos”, argumenta Janine Ramos, estudante do segundo ano e membro da atual gestão do grêmio.
Segundo a estudante, o estado em que o IFMT de Cuiabá se encontra é ‘vergonhoso’. “São cadeiras quebradas e desconfortáveis. Não temos laboratório. Sem contar que falta água. Esta semana mesmo a aula foi suspensa por falta de água. É uma vergonha”, lamenta.
“O governo federal cortou recursos e em Rondonópolis, por exemplo, já não tem mais concurso. Eles ainda querem congelar o salário dos professores. Nós estamos pedindo mais investimentos para que não haja greve”, conclui.
Fonte: www.olhardireto.com.br
Ata do CONEG/CEEG da UBES e AME
Agora é baixar e tirar muito delegado para fazermos o maior CONEG da história da UBES!
BAIXE A VERSÃO PARA GRÁFICA EM:
http://www.4shared.com/document/ywnZaoUv/ATA_E_REGIMENTO_DO_CONEG_DA_UB.html
BAIXE VERSÃO PARA IMPRESSÃO DOMÉSTICA EM:
http://www.4shared.com/document/KVty1J3Y/ATA_E_REGIMENTO_DO_CONEG_DA_UB.html
Congresso da UMES Cáceres
Para fechar o dia será realizado o 3º Congresso da UMES Cáceres (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) completando 4 anos de Muita Luta em defesa dos Estudantes Cacerenses.
Venha participar desse grande momento de debate e reivindicação dos Estudantes.
Informações: Daniele Alcântara (Diretora da Região Oeste da AME)
Telefone: 065 9665-0180
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
A UBES e você em Brasília no 13º CONEG
Brasília será palco do 13° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES. O encontro acontecerá entre o dia 31 de agosto e 3 de setembro e reunirá mais de 1000 estudantes de todo o Brasil.
Você já está convidado a fazer parte desse grande movimento que mais uma vez vai às ruas de Brasilia em passeata junto com a CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), a UNE (União Nacional dos Estudantes), a ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) e mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular
Todos na lutando por 10% do PIB para Educação, 50% do fundo social do pré-sal para Educação, redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Estudantes e trabalhadores unidos para a transformação do nosso país.
“E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança”
Há também quem diga que mais difícil do que construir uma casa é ter que reformá-la, a UBES não nega e lança sua campanha: 30 Anos de Reconstrução da UBES.
O tempo tem grande representatividade, são três décadas que demonstram a força da entidade que enfrentou a Ditadura Militar e teve garra de se reerguer, por acreditar em um Brasil com uma educação de qualidade e mais soberano.
Por orgulho, exemplo e em nome de milhares de estudantes que ajudaram a construir essa história e aos que agora vem chegando, a noite após a passeata, acontecerá um ato de comemoração e de lançamento desse novo momento que a UBES inicia, de portas abertas à quem quiser fazer parte dessa história.
No dia 1º de setembro acontecerá o 1° Encontro Nacional das Mulheres da UBES, que travará discussões sobre a importância da mulher na politica, os tabus sociais, a diferença do salário entre o homem e a mulher, as creches não apenas nas universidades mas também nas escolas, gravidez na adolescência, o aborto e o preconceito. Mas não pensem que para por aí, os homens também terão a vez, integrando um debate aberto onde todos terão a oportunidade de por suas opiniões e formular propostas.
Já nos dias 2 e 3 terá mesas de debate, discussões e trocas de experiências sobre temas variados que vão desde a importância de mais investimentos na educação até ao debate sobre o movimento estudantil e sua organização.
O evento propicia o encontro de diferentes idéias, conhecimentos e expectativas para a realização do nosso 39º Congresso da UBES, além da discussão do novo Plano Nacional de Educação que estará em votação no Congresso Nacional.
O horário com a agenda completa apresentaremos logo mais, e você já está mais que convidado!
EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10!
13º CONEG da UBES
Por uma educação de qualidade, a AME quer Dilma Presidente do Brasil!
Durante longos anos a educação pública foi sucateada e colocada de lado por governos ditatoriais e neoliberais tanto no âmbito estadual como no âmbito federal que não tratavam como importante o segmento da educação como fundamental ponto de desenvolvimento de um estado forte e soberano.
Nas escolas faltavam livros e dificilmente tinha merenda escolar para alimentar os alunos. Nas universidades era real o risco de terem a energia elétrica cortada por falta de investimentos do Governo Federal. No geral os professores eram os menos valorizados com salários insuficientes e maçantes jornadas de trabalho.
De 2002 para cá com a eleição de Lula como presidente do Brasil, esse quadro em nosso país se modificou de forma muito positiva. Ao todo foram quatorze novas universidades federais (há vinte anos não se criava universidades publicas no país), criação de 214 escolas técnicas federais (no governo de FHC era proibido construir novas escolas), mais de setecentos mil jovens ingressaram no ensino superior através do PROUNI, criação do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), caminhamos para a universalização da educação básica e medidas de valorização do profissional da educação como o Piso Salarial Nacional para professores, além do fato que, em oito anos, o governo Lula triplicou os investimentos em educação, passando de R$ 17,4 bilhões em 2003 para R$51 bilhões em 2010.
Dito isso, a Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME) acredita que esses avanços devem ser valorizados, pois nessas eleições de 2010 o país se encontra em uma encruzilhada política histórica: de um lado a proposta de continuidade de um governo que está transformando o país investindo no social e dialogando com os movimentos sociais representada por Dilma Roussef e do outro a direita golpista com um projeto privatista e neoliberal encabeçada por José Serra e a herança maldita de FHC.
E neste cenário a AME está do lado do desenvolvimento. Defendemos um Brasil mais próspero, justo e soberano com crescimento econômico, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, distribuição de renda, garantia da meia entrada, passe livre para todos os estudantes, o fim do vestibular, o livre acesso a universidade pública, além dos 10% do PIB para a educação e que 50% dos recursos do fundo social do pré-sal sejam investidos em educação.
É por isso que nesse segundo turno convocamos todos os estudantes e a sociedade em geral a irem para as ruas apoiar o nome de Dilma Rousseff como a primeira mulher a ser presidente do Brasil. Só ela nos oferece a garantia da continuidade e do avanço do trabalho e das políticas implementadas no governo Lula.
Nós queremos que o Brasil siga mudando, nós queremos Dilma presidente do Brasil.
Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas