terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ata do CONEG/CEEG da UBES e AME

Turma já está disponível a Ata de eleição de delegado para nosso 13º CONEG. Lembrando que no dia 03 de Setembro será realizado o CEEG (Conselho Estadual de Entidades Gerais) da AME que definirá o Regimento Eleitoral do 14º Congresso.

Agora é baixar e tirar muito delegado para fazermos o maior CONEG da história da UBES!

BAIXE A VERSÃO PARA GRÁFICA EM:

http://www.4shared.com/document/ywnZaoUv/ATA_E_REGIMENTO_DO_CONEG_DA_UB.html

BAIXE VERSÃO PARA IMPRESSÃO DOMÉSTICA EM:

http://www.4shared.com/document/KVty1J3Y/ATA_E_REGIMENTO_DO_CONEG_DA_UB.html

Congresso da UMES Cáceres

No dia 23 de Agosto a Cidade de Cáceres será sacudida pela Jornada Nacional de Lutas da AME (Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)e UNE (União Nacional dos Estudantes). Esse ano com defendendo 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré sal para Educação.

Para fechar o dia será realizado o 3º Congresso da UMES Cáceres (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) completando 4 anos de Muita Luta em defesa dos Estudantes Cacerenses.

Venha participar desse grande momento de debate e reivindicação dos Estudantes.

Informações: Daniele Alcântara (Diretora da Região Oeste da AME)


Telefone: 065 9665-0180

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A UBES e você em Brasília no 13º CONEG


Brasília será palco do 13° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES. O encontro acontecerá entre o dia 31 de agosto e 3 de setembro e reunirá mais de 1000 estudantes de todo o Brasil.

Você já está convidado a fazer parte desse grande movimento que mais uma vez vai às ruas de Brasilia em passeata junto com a CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), a UNE (União Nacional dos Estudantes), a ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) e mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular

Todos na lutando por 10% do PIB para Educação, 50% do fundo social do pré-sal para Educação, redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Estudantes e trabalhadores unidos para a transformação do nosso país.

“E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança”

Há também quem diga que mais difícil do que construir uma casa é ter que reformá-la, a UBES não nega e lança sua campanha: 30 Anos de Reconstrução da UBES.

O tempo tem grande representatividade, são três décadas que demonstram a força da entidade que enfrentou a Ditadura Militar e teve garra de se reerguer, por acreditar em um Brasil com uma educação de qualidade e mais soberano.

Por orgulho, exemplo e em nome de milhares de estudantes que ajudaram a construir essa história e aos que agora vem chegando, a noite após a passeata, acontecerá um ato de comemoração e de lançamento desse novo momento que a UBES inicia, de portas abertas à quem quiser fazer parte dessa história.

No dia 1º de setembro acontecerá o 1° Encontro Nacional das Mulheres da UBES, que travará discussões sobre a importância da mulher na politica, os tabus sociais, a diferença do salário entre o homem e a mulher, as creches não apenas nas universidades mas também nas escolas, gravidez na adolescência, o aborto e o preconceito. Mas não pensem que para por aí, os homens também terão a vez, integrando um debate aberto onde todos terão a oportunidade de por suas opiniões e formular propostas.

Já nos dias 2 e 3 terá mesas de debate, discussões e trocas de experiências sobre temas variados que vão desde a importância de mais investimentos na educação até ao debate sobre o movimento estudantil e sua organização.

O evento propicia o encontro de diferentes idéias, conhecimentos e expectativas para a realização do nosso 39º Congresso da UBES, além da discussão do novo Plano Nacional de Educação que estará em votação no Congresso Nacional.

O horário com a agenda completa apresentaremos logo mais, e você já está mais que convidado!

EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10!

13º CONEG da UBES

Por uma educação de qualidade, a AME quer Dilma Presidente do Brasil!


Durante longos anos a educação pública foi sucateada e colocada de lado por governos ditatoriais e neoliberais tanto no âmbito estadual como no âmbito federal que não tratavam como importante o segmento da educação como fundamental ponto de desenvolvimento de um estado forte e soberano.

Nas escolas faltavam livros e dificilmente tinha merenda escolar para alimentar os alunos. Nas universidades era real o risco de terem a energia elétrica cortada por falta de investimentos do Governo Federal. No geral os professores eram os menos valorizados com salários insuficientes e maçantes jornadas de trabalho.

De 2002 para cá com a eleição de Lula como presidente do Brasil, esse quadro em nosso país se modificou de forma muito positiva. Ao todo foram quatorze novas universidades federais (há vinte anos não se criava universidades publicas no país), criação de 214 escolas técnicas federais (no governo de FHC era proibido construir novas escolas), mais de setecentos mil jovens ingressaram no ensino superior através do PROUNI, criação do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), caminhamos para a universalização da educação básica e medidas de valorização do profissional da educação como o Piso Salarial Nacional para professores, além do fato que, em oito anos, o governo Lula triplicou os investimentos em educação, passando de R$ 17,4 bilhões em 2003 para R$51 bilhões em 2010.

Dito isso, a Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME) acredita que esses avanços devem ser valorizados, pois nessas eleições de 2010 o país se encontra em uma encruzilhada política histórica: de um lado a proposta de continuidade de um governo que está transformando o país investindo no social e dialogando com os movimentos sociais representada por Dilma Roussef e do outro a direita golpista com um projeto privatista e neoliberal encabeçada por José Serra e a herança maldita de FHC.

E neste cenário a AME está do lado do desenvolvimento. Defendemos um Brasil mais próspero, justo e soberano com crescimento econômico, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, distribuição de renda, garantia da meia entrada, passe livre para todos os estudantes, o fim do vestibular, o livre acesso a universidade pública, além dos 10% do PIB para a educação e que 50% dos recursos do fundo social do pré-sal sejam investidos em educação.

É por isso que nesse segundo turno convocamos todos os estudantes e a sociedade em geral a irem para as ruas apoiar o nome de Dilma Rousseff como a primeira mulher a ser presidente do Brasil. Só ela nos oferece a garantia da continuidade e do avanço do trabalho e das políticas implementadas no governo Lula.

Nós queremos que o Brasil siga mudando, nós queremos Dilma presidente do Brasil.


Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

13º Congresso da AME, uma vitória do movimento estudantil secundarista de Mato Grosso.



Nos dias 13 e 14 de junho, ocorreu na cidade de Poconé – MT, o 13º Congresso da AME – Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas, uma das entidades mais antigas do Movimento Estudantil nacional, completando esse ano 62 anos.

Na condução desse processo cabe destacar o papel fundamental do ex-presidente da entidade, Celso Cunha, que abriu a AME para as diversas correntes do movimento estudantil, conduzindo um processo transparente e democrático em conjunto com a UBES, sendo um dos principais responsáveis por esse congresso histórico.

O Congresso reuniu mais de 400 pessoas, contando com representantes das principais cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres, Sinop e São Jose do Povo.

Várias correntes do movimento estudantil marcaram presença no evento, que contou na programação na manhã de sábado com mesa de abertura e debate sobre a Conferência Nacional de Educação. No período da tarde ocorreram os Grupos de Trabalho que encaminharam as propostas. No domingo ocorreu a plenária final que votou as propostas e elegeu Rarikan Heven como o novo Presidente da AME.

Essa atividade histórica tem um papel fundamental para impulsionar o movimento estudantil secundarista para as lutas no Estado nos próximos dois anos.