segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Passeata e o 3º Congresso da UMES de Cáceres promove momento de debate e reivindicação dos estudantes

No dia 23 de Agosto a Cidade de Cáceres será sacudida pela Jornada Nacional de Lutas da AME (Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e UNE (União Nacional dos Estudantes). Esse ano, defendendo 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré sal para Educação.

Para fechar o dia será realizado o 3º Congresso da UMES Cáceres (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) que completa 4 anos de luta em defesa dos Estudantes Cacerenses.

Todas as escolas estaduais, institutos de física e também universidades foram mobilizados; a expectativa é de que cerca de 2 MIL estudantes tomem as ruas da cidade de Cárceres na passeata que acontecerá amanhã pela manhã. Com início às 9hs, o ponto de encontro para partida será na Escola Estadual Onze de Março, localizada no Centro. Serão percorridas as principais ruas do centro da cidade, entre elas estão:

Padre Cassimiro, Costa Marques, Antonio João, Coronel Faria e finalizada com um ato público na Praça Barão do Rio Branco (praça principal). A divulgação está sendo feita, pelas redes sociais e emissoras de televisão e rádio local, pois as instituições de ensino estão em greve.

Está feito o convite à Passeata e ao 3º Congresso da UMES de Cárceres, venha participar desse grande momento de debate e reivindicação dos estudantes.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Juventude Cresce.

O evento “agosto da juventude” se propõe como ação mobilizadora pela educação, cultura, política e cidadania. Protagonizada por jovens com o intuito de mobilizar, criar redes entre estudantes, escolas, artistas, professores, possbilitando um diálogo das diferenças para a construção de saberes, defesa e conquista de direitos; quer propocionar o acesso ao lazer, a cultura e incentivar o protagonismo cultural, político e cidadão nas escolas, nas ruas e nas praças.

A juventude sempre se fez presente em todos os momentos decisivos da história de nosso país, de maneira aguerrida e irreverente, com todo seu potencial criativo, na defesa da construção de um Brasil melhor, mais justo e solidário.

Com alegria e disposição que são características da juventude, grandes desafios foram enfrentados e grandes vitórias foram conquistadas como o “voto aos 16”, que simbolizou um marco para avanço do processo de redemocratização do país e da participação juvenil. Recentemente tivemos a “pec da juventude”, a aprovação representou um passo fundamental para o reconhecimento dos jovens enquanto sujeitos de direito. A criação em 2005 do Conselho e da Secretaria Nacional de Juventude foram fundamentais para estabelecer novos paradigmas e concepções a cerca da juventude, sendo possível superar distorções e olhares, o segmento de juventude deixa de ser um grave problema social e se afirma como sujeito de direito e ator estratégico para desenvolvimento nacional.

Mas os desafios são enormes, o debate a cerca da juventude enquanto ator estratégico para o desenvolvimento nacional ainda é muito recente na sociedade e os espaços ainda são incipiente.

“Agosto da juventude” tem por objetivo mobilizar a juventude matogrossense em torno de um debate que una a juventude - em suas mais variadas expressões e movimentos: campo, cidade, trabalhadora, estudantes, artitas, negros, indígenas, LGBTs, mulheres e outros - na construção e na consolidação de seus direitos, incentivar o protagonismo político, com uma intervenção qualificada, capaz de propor, mediar e influir nos rumos da sociedade.

domingo, 14 de agosto de 2011

AME - 64 anos em Defesa dos Estudantes e de Mato Grosso.

A Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas conhecida com AME foi fundada em 14 de Julho de 1947 na cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de auxiliar e representar os estudantes de Mato Grosso que estudavam na capital do Brasil.

Em 1975 a entidade é transferida para Cuiabá e desde então a AME sempre esteve envolvida nas lutas por transformações sociais no nosso estado. Lutou contra a Ditadura Militar, teve sua sede roubada, seus diretores perseguidos, mas mesmo com todas as dificuldades a AME sobreviveu e continuou na sua luta em defesa não só do estudante matogrossense, mas em defesa dos estudantes do Brasil. Esteve junto com a UBES e a UNE na campanha do Fora Collor que resultou na saída de Fernando Collor da Presidência da República. Esteve na campanha contra o sucateamento da Educação Pública durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso. Nessa grande onda de manifestações contra o governo de FHC ele deu um grande golpe nas entidades dos estudantes decretou a Medida Provisória nº 2208 que permite que qualquer escola, empresa, associação ou entidade possa emitir carteira estudantil, o que resultou na criação de diversas entidades fantasmas. A entidade teve na sua diretoria diversas figuras importantes de nosso estado como o ex-governador Carlos Bezerra.

No ano de 2001 a AME liderou em Cuiabá as manifestações em defesa do Passe Livre, sonho de todos os estudantes. A partir de 2002 se tornou realidade e até hoje beneficia milhares de estudantes cuiabanos. E continuou sempre nas ruas em defesa da manutenção e da ampliação dos direitos conquistados pelas mobilizações dos estudantes cuiabanos.

Em 2009 a AME passa por seu 13º Congresso de onde ela sai fortalecida com a presença de representantes de mais de 30 municípios e cerca de 800 estudantes estiveram reunidos na cidade de Poconé para debater os novos rumos da entidade.
Desde seu congresso de 2009 a AME continuou a cumprir o papel pela qual foi fundada em 1947, que era o de representar e principalmente defender os estudantes matogrossenses. Participamos da organização da CONAE (Conferencia Nacional de Educação) que foi um grande espaço de debate acerca da educação brasileira. Atuou na luta pela aprovação do vestibular unificado na UFMT, o que resultou na democratização ao acesso da prova que antes era aplicada em apenas 5 municípios do nosso estado. Está na construção da Conferencia Estadual de Avaliação do Plano Estadual de Educação (CONAPEE).

A AME também está presente nas escolas de Mato Grosso, sendo a única entidade reconhecida pelos principais Grêmios Estudantis e pelas entidades municipais.

Em nosso estado também foi fundada a União Matogrossense dos Estudamtes (UMTE). O que parecia ser um fortalecimento na luta, vergonhosamente se mostrou uma grande enganação. Na verdade esta entidade não passa de uma empresa de fabricação de carteirinhas e organização de formaturas, pois não participa das lutas com os estudantes pela Educação Pública de Qualidade e tampouco está presente nos embates em defesa do passe livre. Logo, esta criação vem para enfraquecer e vender a luta dos estudantes para os donos de escolas privadas e para os empresários. É uma entidade que não realiza congresso, não participa de nenhum ato em defesa da categoria e por isso não tem o reconhecimento dos estudantes.

Reafirmamos a AME como a única entidade que verdadeiramente representa e defende os estudantes do nosso estado. E convidamos aqueles que querem fortalecer a luta dos estudantes a vir para os fóruns de debates e disputa da AME que é o seu 14º Congresso que acontecerá no mês de Outubro (www.estudantesmt.blogspot.com). Rumo aos 65 anos em Defesa dos Estudantes de Mato Grosso a AME realizará nos dias 25 e 26 o Agosto da Juventude na Consolidação de Direitos na Praça das Bandeiras onde milhares de estudantes estarão participando.

Rarikan Heven – Presidente da AME e membro da Executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Estudantes do IFMT protestam contra greve e por mais investimento

Centenas de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), antiga Escola Técnica Federal, saíram às ruas para protestar contra o ‘sucateamento’ da instituição e para apelar para que não haja greve dos professores.

Organizados pelo Grêmio Estudantil, os estudantes do período vespertino marcharam pelas ruas da capital pedindo mais investimentos no ensino técnico federal. De acordo com os alunos, os professores estão a ponto de entrar em greve, o que atrasaria o ano letivo.

“Nós não estamos contra os professores, pelo contrário, estamos juntos com eles pedindo melhoras. Mas nós não queremos que aconteça a greve porque isso atrasaria o nosso ano letivo e muitos cursos”, argumenta Janine Ramos, estudante do segundo ano e membro da atual gestão do grêmio.

Segundo a estudante, o estado em que o IFMT de Cuiabá se encontra é ‘vergonhoso’. “São cadeiras quebradas e desconfortáveis. Não temos laboratório. Sem contar que falta água. Esta semana mesmo a aula foi suspensa por falta de água. É uma vergonha”, lamenta.

“O governo federal cortou recursos e em Rondonópolis, por exemplo, já não tem mais concurso. Eles ainda querem congelar o salário dos professores. Nós estamos pedindo mais investimentos para que não haja greve”, conclui.

Fonte: www.olhardireto.com.br